quinta-feira, 14 de agosto de 2008

8 OU 16 BITS?

Na dúvida em trabalhar a 8 ou 16 bit no Photoshop, achei o seguinte post muito interessante.

"Vamos a ver se ficamos todos a perceber isto das imagens de 8 bits e 16 bits.O número de bits refere-se à quantidade de bits de informação de cor por canal. Portanto, numa imagem RGB, são 3 canais a 8 bits ou, 24 bits no total. Numa imagem CMYK, são quatro canais a 8 bits ou, 32 bits no total. Quanto se trabalha em 16 bits, são um total de 48 bits para uma imagem RGB e 64 bits para uma CMYK. Portanto, um scanner que diga que digitaliza a 48 bits, está de facto a digitalizar a 16 bits. Os fabricantes, como gostam de apresentar números grandes, apresentam a soma total dos canais E quanta informação existe em 8 ou 16 bits? Um número de 8 bits pode guardar valores entre 0 e 255, ou seja, 256 variações de cinza entre o branco e o preto. Com 16 bits, podem-se guardar valores entre 0 e 65535 ou seja, 65536 valores de cinza entre o branco e o preto. Logo, obviamente, há muita mais informação lumínica/cromática numa imagem de 16 bits, face a uma imagem de 8 bits.É particularmente complicado criar plug-ins que trabalhem a 16 bits pela simples razão que diferentes tipos de hardware (Mac vs PC) armazemam números de 16 bits pela ordem inversa. Lembram-se, quando gravam TIFFs, que uma das opções a escolher é "Byte Order" e que se pode escolher IBM PC ou Macintosh? É isso mesmo... o modo como os bytes são armazenados. Ora como não é comercialmente viável criar plug-ins que funcionem de modo diferente conforme a plataforma onde estão, usa-se o "mínimo multiplo comum" ou seja, os 8 bits (que são sempre armazenados da mesma maneira, seja em Mac ou PC).Trabalhar em 16 bits apenas se justifica para calibração de cor, portanto. E apenas no início porque, quando se grava a imagem para a utilização em impressão (na gráfica, principalmente) temos de a converter para 8 bits. Porquê? Porque, simplesmente, se gravarmos em 16 bits para utilização final vamos ter erros de input ou mesmo a cor toda trocada. De qualquer modo, quando se produzem fotolitos ou quando se faz a impressão das chapas, os valores de cor (sejam eles de 8 ou 16 bits ou seja, de 256 níveis lumínicos ou 65536 níveis lumínicos) são convertidos para valores de cinza entre 0 e 100%. O meu conselho? Ajustem a cor logo no início, quando ainda em 16 bits (se tiverem uma imagem a 16 bits). Assim vão perder o menos possível da informação lumínica (uma vez que TODAS as operações no Photoshop, à excepção de flips verticais/horizontais, rotações de múltiplos de 90 graus ou Inversões de cor aos pares, DESTROEM INFORMAÇÃO DA IMAGEM!!!). Se quiserem, após calibrarem a cor, gravem uma versão da imagem ainda em 16 bits. Depois, convertam para 8 bits e façam o resto da edição.

Rui Batista

Estadao.com.br :: Nacional :: Supremo vê ''afronta'' da PF e aprova punição para uso abusivo de algemas

Estadao.com.br :: Nacional :: Supremo vê ''afronta'' da PF e aprova punição para uso abusivo de algemas

"A súmula não pode ter caráter meramente retórico. A imposição de algemas transforma-se num ritual de degradação moral", afirmou o ministro Celso de Mello, decano do STF. Para ele, tem ocorrido "um exercício de insensatez e de desafio à autoridade do Supremo Tribunal Federal". Em sua avaliação, usar algemas sem necessidade é um ato "criminoso".

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

É um absurdo!!! Maior ladrão, assassino, cruel e PERIGOSO é o político filho da puta que ingenuamente rouba e assassina milhões, com uma caneta...